segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O MEU SONHO

           
           O meu sonho é ter uma moto, ter um emprego, comprar um carro, ser rico, ajudar minha família, ficar viajando pelas  praias e ser alguém na vida.


Por Natanael Santana

sábado, 25 de setembro de 2010

PROJOVEM ADOLESCENTE ALTO EM MINHA VIDA


          O Projovem Adolescente Alto do Mateus, tem revolucionado socialmente a minha vida. Os adolescentes do bairro estão tendo a oportunidade de se profissionalizar. Para mim é tudo novo. Nunca participei de um curso de teatro, de Formação Técnica Geral ou técnicas de Vendas. O intuito do Projovem é fazer com que o próprio adolescente deixe sua marca no seu bairro. Que o jovem  deixe de ser anônimo e passe a ser parte de um grupo social na comunidade.
Por Tiago Batista


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ESPORTES NO ALTO DO MATEUS



PorJonathan Souza

O  esporte no bairro é um meio de nós jovens e adolescentes nos divertirmos, nos comunicarmos e fazer amizades com várias pessoas. Esses esportes tem em vários na comunidade Alto do Mateus, tais como: Chievo Brasil, Campo do Barrão, Horácio de Almeida, etc.
            A comunidade  investe muito nesses esportes que nós praticamos: Futsal, handebol, basquete, voleibol entre outros. O Chievo Brasil é um dos locais onde mais se pratica esportes. Este local passou a existir quando italianos e brasileiros se reuniram para fazer este projeto para a comunidade, o qual além de atividades esportivas desenvolve ações voltadas para profissionalização dos membros da comunidade.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO PRIMEIRO EMPREGO

Por Patrícia Camila


Um primeiro emprego é uma porta que está sendo aberta para um futuro melhor, para que você seja alguém na vida mesmo que lá na frente alguém lhe diga que você não serve pra nada. Mas você ergue a cabeça e diz que você já teve oportunidade de ter o primeiro emprego e nele você aprendeu muitas coisas para seguir em frente. Este texto foi um meio de expressar para você adolescente  a importância da oportunidade de um primeiro emprego.

domingo, 19 de setembro de 2010

AMOR NÃO CORRESPONDIDO


Por Karol Martinelly

            O amor não correspondido é uma parada muito chata. Por que as pessoas amam e não são amadas? Aí complica uma coisa dessas.
              Na vida a gente enfrenta muitas dificuldades e o amor é uma delas. O amor é um sentimento puro que a gente não sabe quando vai chegar e nem por quem vai se apaixonar. Tem gente que se apaixona por alguém e não é correspondido e outros são correspondidos e não gostam da pessoa que lhe corresponde. O pior de tudo é quando você se apaixona por uma pessoa que não lhe dá valor. Que não está nem aí para você nem para o que você sente por ela. Isso acontece com muitas pessoas que se apaixonam fácil por isso valorize o amor que você tem  senão poderá ser tarde demais.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

AQUECIMENTO GLOBAL , DESMATAMENTO E POLUIÇÃO

 Por Wanderley Monteiro

         Muitas pessoas sabem que a cada dia que passa está aumentando cada vez mais o aquecimento global , o desmatamento –  como aconteceu em Santa Catarina que um plantio pegou fogo com o calor do sol e daí surgiu uma nuvem de fumaça e o trânsito ficou parado por várias horas.  Se saíssem do lugar era arriscado acontecer um acidente.
         As pessoas na maioria das vezes reclamam do calor, mas porque não pensam nisso antes de destruir a natureza? Para muitos que não sabem, a natureza é vida. O oxigênio que respiramos vem da natureza. Realmente eles desmatam porque não conseguem viver no mundo natural sem poluir.
         Reflexão: por que as pessoas não conseguem viver no mundo natural? É preciso que modifiquem algo para poder viver? Então mesmo que  não nos sintamos  bem com esse mundo não procuremos danificá-lo. Mudemos a nós mesmos.

Imagens 1, 2,

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

COMO É IMPORTANTE SER ALUNO DO FTG!

Por Danicelly Marques

...“Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa”.

                Começo o meu artigo com essa frase, pois é uma grande lição para quem está estudando e quer entender como funciona o mercado de trabalho; como eu, por exemplo, que estou estudando FTG (Formação Técnica Geral), que é uma fonte de estudo de muita valia para quem é jovem e ainda não teve oportunidade de ingressar e conhecer esse fantástico mundo de realizações e oportunidades, que se chama mercado de trabalho.
                No mundo em que vivemos hoje, só chega ao topo àquele que busca com determinação sua realização profissional e, estuda as melhores maneiras de chegar a isso. Não é fácil construir uma carreira sólida e bem sucedida, porém tenho certeza que aqueles que conseguiram, é porque não cansaram de tentar e buscaram meios de bons conhecimentos até se realizarem.
                O FTG é uma ponte que sem dúvidas vai te favorecer muito, com informações que você certamente precisará, e que te servirão no momento de algumas decisões sobre o mercado de trabalho.
                Você precisa está ligado com tudo. O mundo não pára e as oportunidades são únicas; não perca tempo, o FTG é uma prova de que existem sim boas oportunidades para você se atualizar e se formar, com profissionais qualificados e bem instruídos para lhe ajudar no que for necessário.
               Todos nós sabemos o quanto é importante ler e se atualizar sempre. Mas existem pessoas que vão além, e fazem muito mais do que isso para crescer profissionalmente. É necessário ter cursos reconhecidos, participar de palestras e ter noção da pressão que é exigida pelos profissionais doutores que irão nos avaliar lá fora. Para isso é preciso estar acima do nível exigido, para que em todas as ocasiões você possa se sobressair entre os outros e mostrar diferença.
                E tudo isso você aprende com o Fabiano Sérgio de Araújo, que é nosso ministrante de FTG, assim como eu aprendi. Mesmo com poucas aulas que assisti, já tenho uma boa noção do que fazer e por onde começar a buscar meus objetivos.
                O FTG é um curso oferecido pela prefeitura, que através do Projovem tem ajudado muitos adolescentes a terem uma nova percepção de vida. O FTG juntamente com o Projovem, tem os auxiliado em tudo; tanto em nossa vida pessoal, como também profissional.
              Aprendemos muito com todos os instrutores e coordenadores, pois eles não medem esforços para nos ajudar e, mesmo quando não podem, conhecem alguém que pode e assim nunca nos deixam na mão.
                 Tenho orgulho de fazer parte dessa família e espero poder ajudar a muitos, com os conhecimentos que estou adquirindo com esse pessoal que é um barato.
                Então... Seja bem vindo ao Projovem e ao FTG.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO NA VIDA DOS JOVENS

                Por José Roberto Fernandes


                 Hoje em dia o estudo é muito importante para as pessoas e principalmente para jovens e adolescentes, pois os jovens que ficam sua maior parte do tempo no estudo, esquecem das outras coisas como: drogas, violências, entre outros.
                Diante dos problemas que o nosso bairro apresenta quem mais se dedica ao estudo é mais visto e elogiado por todos, mas o maior problema está relacionado à má fama do bairro em que moramos. Devido a essa má fama muitos jovens têm medo de ir lá “fora”, ser descriminado e não ter o reconhecimento merecido. Por isso muitos jovens se envolvem com o que não presta e acaba influenciando os mais novos.
                Nos dias de hoje, jovens que crescem com tudo de bom e do melhor, não dão a importância devida ao estudo, pois pensam que a hora que quiserem irão aprender. Mas isso não acontece e eles acabam decepcionando seus pais e a si mesmos.
                O que os jovens de bairros periféricos devem ter para obter o reconhecimento merecido?
                1- Perseverança – para enfrentar os obstáculos da vida de cabeça erguida e conquistar o que almejamos na vida profissional e também pessoal;
                2- Confiança – sim, confiança naquilo que sabemos fazer para mostrarmos que não estamos ali por um acaso;
                3- Fé em Deus – pois não há ninguém melhor para nos ajudar nas horas mais difíceis da vida.